uTorrent, o mais popular client de torrents passou por
mudanças significativas desde que foi adquirido pela BitTorrent em 2006. Lançado
em setembro de 2005, como uma aplicação minimalista de recursos fácil e grátis
para download de torrents, evoluiu ao longo dos anos para fazer muito mais do
que o download, incluindo streaming e reprodução de músicas e vídeos dentro do
próprio client. Como de
costume, algumas boas-vindas aos novos recursos e outros resistiram, mas a
última mudança é: uTorrent vai ter
anúncios.
Anúncios
em breve serão integrado ao client na forma de "torrents featured"
que irão ficar em um local altamente visível logo abaixo da barra de
ferramentas dentro da UI uTorrent.
Esses
torrents de destaque vai criar um fluxo de receita extra através da promoção de
conteúdo "relevante" de anunciantes, tais como filmes, jogos, música,
software e muito mais - a empresa diz que isso em nada afeta a sua privacidade. Eles vão também ser usado para
informar os usuários sobre novos produtos, funcionalidades e serviços, bem como
para promover artistas independentes.
Você
vai ser capaz de ignorar ofertas que você não se interesse, clicando em um X
dentro do anúncio, que irá avançar para a próxima. Não há maneira de transformar em
client algo desligado, mas isso pode mudar no futuro. "Podemos não acertar na
primeira tentativa, mas vamos continuar melhorando os nossos esforços com base
em seus comentários", disse BitTorrent.
Atualmente
quase toda a receita anual da companhia, estimado entre US$ 15 e US$ 20 milhões , vem de uma barra de ferramentas
opcional que os usuários podem instalar quando o uTorrent é baixado e instalado. Eles também são apoiados por
milhões em capital de risco, o prêmio do seu client conhecido como uTorrent
Plus por US$ 25 dólar, continuará a fornecer uma experiência com anúncios.
Com
mais de 125 milhões de usuários ativos por mês, uTorrent está fazendo um pouco
de dinheiro para a empresa BitTorrent.