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Folha conseguiu acesso a
dados da consultoria IDC, segundo os quais foram vendidos cerca de 200.000
tablets no Brasil no primeiro semestre deste ano. Puxaram as vendas o iPad, da
Apple, e o Samsung Galaxy Tab. O número ainda é baixo – para cada tablet, foram
vendidos 19 notebooks – mas isto vai mudar.
Luciano
Crippa, gerente de pesquisas da IDC Brasil, diz que
“até 2015 serão quatro notebooks para cada tablet”. O mercado para tablets já
está crescendo, na verdade: enquanto foram vendidos 200.000 tablets em seis
meses de 2011, foram vendidos apenas
100.000 tablets durante todo
o anode 2010. E a IDC estima que serão vendidos, no total, 450.000
unidades este ano.
Veja
que o Honeycomb nem teve destaque:
é que o primeiro tablet com Android 3.0, o Motorola Xoom, chegou ao Brasil só
em abril, e os concorrentes com Honeycomb (Asus Transformer, Acer Iconia,
Galaxy Tab 8.9/10.1) desembarcaram a partir de agosto. Então o primeiro
semestre parece ter sido apenas uma continuidade do ano passado, quando só iPad
e Galaxy Tab estavam presentes no mercado, em meio a xing-lings. Os números do
segundo semestre devem ser mais interessantes.
E os
desktops e notebooks? A IDC diz que, entre janeiro e junho, foram vendidos 3,8
milhões de notebooks, contra 3,7 milhões de desktops. Enquanto os desktops perdem relevância, os
notebooks saem na frente.