Usuários
do smartphone BlackBerry na Europa, Oriente Médio e África enfrentavam nesta
terça-feira (11) problemas em seus aparelhos pelo segundo dia consecutivo,
poucas horas depois de a RIM (Research In Motion), fabricante do dispositivo,
afirmar ter consertado o defeito.
"Alguns
usuários na Europa, Oriente Média, África, Índia, Brasil, Chile e Argentina
estão com atrasos nas mensagens e/ou navegação. Estamos trabalhando para
restabelecer nossos serviços o mais rápido possível. Desculpamo-nos por
qualquer transtorno causado", disse a companhia em nota oficial à
imprensa. A assessoria da RIM no Brasil não soube informar qual o real tamanho
do problema e nem quantas pessoas foram afetadas.
Operadores
de rede e usuários afirmaram, via Twitter, que os serviços de e-mail e o
BlackBerry Messenger não estavam funcionando desde as 8h (horário de Brasília).
Correspondentes da Reuters também registraram problemas em seus serviços de
e-mail.
A
operadora T-Mobile disse em seu website que os problemas ocorreram por conta de
uma falha na rede do BlackBerry que abrangeu a Europa. "A RIM se desculpou
pela interrupção e disse que está trabalhando para reestabelecer as operações
normais," informou a operadora.
Antes,
a RIM havia dito ter reestabelecido os serviços do BlackBerry na região, cerca
de 20 horas após usuários da Europa, Oriente Médio, África e Índia terem
registrado primeiramente problemas com e-mail e com o serviço de mensagens
instantâneas BlackBerry Messenger.
"Ontem,
alguns clientes do BlackBerry na Europa, Oriente Médio e África tiveram atrasos
com os serviços do aparelho. A questão foi resolvida e os serviços estão
operando normalmente", disse a RIM em comunicado. "Pedimos desculpas
aos clientes que foram impactados por qualquer inconveniência."
A
RIM não estava imediatamente disponível para comentários adicionais.