A Apple planeja estrear um iPad menor, mais
barato no final do ano, duas pessoas com conhecimento dos planos, disse, para
ajudar a manter o domínio do mercado de tablets como o Google e a Microsoft
para preparar concorrentes de dispositivos portáteis.
O novo modelo terá uma tela que é de 7 polegadas para 8 polegadas
na diagonal, menos do que a versão de 9,7 polegadas atual, disse que as
pessoas, que pediram para não ser identificadas porque a Apple não fez seus
planos. O produto, que a Apple pode
anunciar em outubro, não terá a tela de alta definição apresentada no iPad que
foi lançado em março, uma das pessoas disse.
O iPad
menor, menos caro, poderia minar as ambições do Google, Microsoft e Amazon para ganhar espaço no mercado dos
tablets avançandos, disse Shaw Wu, analista da Sterne Agee & Leach. O novo
dispositivo terá, provavelmente, um preço mais próximo do Google Nexus 7 e o
Kindle da Amazon, sendo que ambos têm telas de 7 polegadas e custam US$ 199.
"Seria o pior pesadelo dos concorrentes", disse Wu em
uma entrevista. "A bola está na quadra da
Apple."
Trudy Muller, porta-voz da Apple, não quis comentar ontem.
Desde que o iPad foi colocado à venda em abril de 2010, a Apple
dominou o mercado dos tablets, que é previsto pela DisplaySearch para alcançar
66.400 milhões de dólares este ano. A Apple tem 61 por cento do
mercado, de acordo com a Gartner.
Os rivais da Apple estão ansiosos para ganhar um ponto de apoio. O Google anunciou em 27 de
junho que vai vender um tablet chamado de Nexus 7. No início do mês, a Microsoft
anunciou um tablet chamado de Surface, que terá um tamanho de tela similar ao
iPad atual. Kindle da Amazon foi lançado no
ano passado.