Como amá-lo ou odiá-lo, não há. Negar o extraordinário impacto que o Facebook tem tido na web, e na sociedade como um todo os aspectos positivos e negativos do impacto que são deixadas para ser debatido em outra ocasião - mas se você considerar as redes sociais como uma força para o bem ou uma influência desastrosa rasgar o tecido da sociedade, uma coisa é clara: Facebook está aqui para ficar.
Para sublinhar este fato, fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg confirmou que o site agora tem mais de um bilhão de usuários ativos por mês. A passagem deste marco é um feito notável em apenas oito anos desde que o primeiro site lançado, talvez ainda mais surpreendente é que ele tomou apenas dois anos para a empresa a dobrar sua base de usuários de 500 milhões em julho de 2010.
Para assinalar o marco usuário um bilhão, Facebook disponibilizou várias estatísticas sobre a rede e seus usuários. Desde que o site foi lançado, em 2004, foram:
- 1130000000000 likes
- 219000000000 fotos armazenadas
- 140,3 bilhões pedidos de amizade/aceitar um amigo
- 17000000000 localização/check-ins
No aqui e agora, com um bilhão de usuários:
- Há 600 milhões de usuários móveis
- A idade média de um usuário do Facebook é de 22
- Os três principais países são Brasil, Índia e Indonésia
Facebook tem trabalhado duro para se estabelecer nos mercados em desenvolvimento, mas ainda é pouco representada em grande parte da África e da Ásia. Socialbakers.com criou este mapa-gráfico que mostra a percentagem da população total de cada continente que agora está se inscreveram no Facebook:
Claramente, ainda há muito mais do mundo para o Facebook conquistar - mas o número de usuários por si só não é fundamental apenas da empresa de métrica para o sucesso. Facebook vem lutando há algum tempo para monetizar sua base de usuários enorme e crescente, e sua incapacidade de fazê-lo em volumes significativos levou a uma queda dramática no preço de suas ações desde o IPO no início deste ano. O último esforço para converter os usuários em dinheiro foi revelado ontem, como a empresa espera que os usuários individuais (em oposição a empresas) pode pagar US$ 7 dólares para promover suas mensagens em feeds de notícias dos amigos.
Parece que o Facebook se vê como algo muito diferente, porque, como este vídeo nos diz: "Cadeiras são como Facebook ":

